Alexandra Pires
UFRRJ - RJ
Alexandra Pires
Graduada em Ciências Biológicas (UFRJ), mestre em Ecologia (UFRJ) e doutora em Biologia Vegetal (UNESP). Tem experiência na área de Biologia da Conservação, atuando nos seguintes temas: interações animal-planta, fragmentação de habitats, palmeiras e mamíferos.
|
Aline Maria Souza Stadnik
UEFS - BA
Aline Maria Souza Stadnik
Licenciada pela UFBA. Atua em Botânica, na área de sistemática vegetal e taxonomia de angiospermas. Mestre e doutoranda pelo PPG botânica da UEFS/BA, desenvolveu o projeto de flora na Serra do Espinhaço e atualmente desenvolve projeto na área de Sistemática vegetal do clado Plinia (Myrtaceae).
|
Ana Raquel Lima Lourenço
Universidade Federal da Paraíba - PB
Ana Raquel Lima Lourenço
Doutora em Biologia Vegetal pela UFPE onde trabalhou com Myrtaceae em restingas no nordeste e taxonomia e filogenia do gênero Calyptranthes para a Mata Atlântica brasileira. Realizou um ano de pós-doutorado no Royal Botanic Gardens (Kew), onde trabalhou com Calyptranthes para a flora Amazônica
|
Arno Fritz das Neves Brandes
Universidade Federal Fluminense - RJ
Arno Fritz das Neves Brandes
Professor adjunto da Universidade Federal Fluminense (UFF) e responsável pelo Laboratório de Anatomia da Madeira e Dendrocronologia (LAMAD). Desenvolve pesquisas com Anatomia vegetal, com ênfase em: anatomia da madeira, identificação de madeiras, dendrocronologia, anatomia de lianas.
|
Bráulio Ferreira de SouzaDias
UNB - UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA - DF
Bráulio Ferreira de SouzaDias
Biólogo pela UnB (1975) e doutor em zoologia pela Universidade de Edimburgo, Escócia (1981).
Professor Adjunto do Departamento de Ecologia da Universidade de Brasília.
Ex-Secretário Executivo da Convenção da ONU sobre Diversidade Biológica (fev 2012 a fev 2017).
Ex-Secretário Nacional de Biodiversidade e Florestas do Ministério do Meio Ambiente.
|
Carlos Ernesto Gonçalves Reynaud Schaefer
- MG
|
Carolyn Elinore Barnes Proença
UnB - DF
Carolyn Elinore Barnes Proença
Ph.D. em Plant Sciences (1991) pela University of Saint Andrews, Escócia. Professora da UnB. Autora de 70 trabalhos em periódicos, livros e capítulos de livros. Áreas de interesse: Fitogeografia e Conservação do Cerrado, Taxonomia, Biologia Reprodutiva e Evolução de Myrtaceae e Bignoniaceae.
|
Clara Baringo Fonseca
SiBBr - DF
Clara Baringo Fonseca
Clara Baringo Fonseca,
Para o minicurso data paper: biologa e mestrado em gestao ambiental. Atualmente trabalha no SiBBr como gestora de dados sobre biodiversidade
|
Daniela Granato de Souza
Universidade Federal de Lavras - MG
Daniela Granato de Souza
Possui graduação em Ciências Biológicas pela UFSC (2007). Possui especialização em Biologia da Conservação pela Univali (2012). Mestre, grau obtido no ppgef na área de anatomia da madeira e dendrocronologia na FURB. Doutoranda no ppgef na UFLA.
|
Danilo Ribeiro de Oliveira
Faculdade de Farmácia/UFRJ - RJ
Danilo Ribeiro de Oliveira
Graduado em Farmácia pela UFF e doutor em Química de Produtos Naturais pela UFRJ. Atua em pesquisa e extensão com: fitoquímica, etnofarmacologia, bioprospecção e legislação de fitoterápicos. Atualmente, é Professor da Faculdade de Farmácia da UFRJ.
|
Dora Ann Lange Canhos
CRIA - SP
Dora Ann Lange Canhos
Dora Canhos é doutora em Política Científica e Tecnológica pelo Instituto de Geociências da Unicamp (2013). Trabalha, desde 1985, com a estruturação de sistemas de informação on-line de acesso público sobre biodiversidade. É Diretora Associada do Centro de Referência em Informação Ambiental - CRIA.
|
Eliana Rodrigues
Universidade Federal de São Paulo - SP
Eliana Rodrigues
Bióloga com mestrado em Geografia pela Universidade de São Paulo. Doutorado e Pós-doutorado pela Universidade Federal de são Paulo, onde coordena o Centro de Estudos Etnobotânicos e Etnofarmacológicos desde 2006.
|
Eline Matos Martins
JARDIM BOTÂNICO DO RIO DE JANEIRO - RJ
Eline Matos Martins
Doutora em Botânica pela Escola Nacional de Botânica Tropical e Mestre em Conservação da Natureza pela UFRRJ. Possui experiência em conservação de espécies ameaçadas da flora com enfoque no desenvolvimento de estratégias de conservação. Atualmente, trabalha no CNCFlora como coordenadora técnica.
|
Fernanda Hurbath Pita Brandão
Instituto de Botânica - SP
Fernanda Hurbath Pita Brandão
Doutoranda em Biodiversidade Vegetal e Meio Ambiente pelo Instituto de Botânica de São Paulo, desenvolvendo a revisão taxonômica, estrutura genética e filogeografia de Euphorbia sect. Brasilienses (Euphorbiaceae).
|
Fernando Silveira
UFMG - MG
Fernando Silveira
É professor do Departamento de Botânica da UFMG. É membro do corpo editorial da Flora e da Acta Botanica Brasilica. Tem experiência na área de Botânica e Ecologia Vegetal. É entusiasta da divulgação científica como ferramenta para tornar o conhecimento científico em políticas públicas de conservação.
|
Francisco de Carvalho Nogueira Júnior
INSTITUTO FEDERAL DE SERGIPE - SE
Francisco de Carvalho Nogueira Júnior
Professor do Instituto Federal de Sergipe (IFS). Tem trabalhado com Dendrocronologia, Dendroecologia e Dendroclimatologia desde 2010. Possui Mestrado em Ecologia e Conservação da Caatinga e Doutorado em Desenvolvimento e Meio Ambiente, também realizado na Caatinga.
|
Gabriela Akemi Macedo Oda
UFRRJ - RJ
Gabriela Akemi Macedo Oda
Bióloga (UNIRIO), mestre (JBRJ) e atualmente doutoranda do Programa de Pós-graduação em Ciências Ambientais e Florestais da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ).
http://lattes.cnpq.br/6550186931889197
|
Giuliano Maselli Locosselli
Universidade de São Paulo - SP
Giuliano Maselli Locosselli
Graduação em Ciências Biológicas na Universidade de São Paulo
Mestrado em Ciências Biológicas na Universidade de São Paulo
Doutorado em Ciências Biológicas na Universidade de São Paulo
Pós-Doutorado na área de epidemeologia ambiental e anéis de crescimento.
|
Jacqueline Leta
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) - RJ
Jacqueline Leta
Doutora em Gestão, Educação e Difusão em Ciências, é docente da UFRJ desde 2002, onde lidera estudos no campo da Bibliometria e Cienciometria, com ênfase nas análises da comunicação científica brasileira, principalmente nas temáticas Ciência e Saúde e Ciência e Gênero.
|
Jomar Gomes Jardim
Universidade Federal do Sul da Bahia - UFSB - BA
Jomar Gomes Jardim
Bel. Ciências Biológicas, mestrado e doutorado em Botânica. Atualmente é Professor Adjunto da Universidade Federal do Sul da Bahia, campus Jorge Amado, Itabuna, Ba. Atua na área de Taxonomia e Sistemática de Fanerógamas, especialmente da família Rubiaceae.
|
Jorge Fontella Pereira
jofope@mn.ufrj.br - RJ
Jorge Fontella Pereira
Jorge Fontella Pereira, prof. colaborador do Museu Naciona-UFRJ, Depto. de Botânica, bolsista sênior CNPq, prof. do PPGBOT MN-UFRJ.
Artigos Publicados: 156.
Orientações de Doutorado: 7.
Orientações de Mestrado: 23.
Coordenador da Flora do Brasil Online 2020 (Apocyanaceae-Asclepiadoideae)
|
Josafá Carlos De Siqueira
PUC-Rio - RJ
Josafá Carlos De Siqueira
Dr. em Biologia Vegetal pela UNICAMP; Prof. Depto. Biologia da PUC Rio; Reitor da PUC-Rio; 63 artigos publicados e 15 livros.
|
Juliana Müller Freire
EMBRAPA - RJ
Juliana Müller Freire
Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1997), Mestrado (2005) e doutorado (2010) em Ciências Ambientais e Florestais pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Desde 2010 é Pesquisadora da EMBRAPA Agrobiologia.
|
Juliano Morales de Oliveira
Universidade do Vale do Rio dos Sinos - RS
Juliano Morales de Oliveira
Biólogo, Mestre e Doutor em Ecologia. Atua como professor do PPG em Biologia da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (RS), pesquisando principalmente sobre Autoecologia e Sinecologia de espécies arbóreas tropicais, através de análises de séries temporais de anéis de crescimento.
|
|
Karina Bertechine Gagliardi
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - SP
Karina Bertechine Gagliardi
Graduada em Ciências Biológicas (Universidade Estadual de Maringá, 2012), Mestre em Ciências com ênfase em Botânica (Universidade de São Paulo, 2014) e atualmente Doutoranda em Botânica (Universidade de São Paulo) com estágio sanduíche no Royal Botanic Gardens, Kew, Londres-Reino Unido.
|
Katia Torres Ribeiro
ICMBio - DF
Katia Torres Ribeiro
Coordenadora geral no ICMBio do Programa de monitoramento da biodiversidade, Gestão da pesquisa e sistemas de inf. em biodiversidade e avaliação da fauna brasileira. Dra em ecologia, formação em conservação da biodiversidade, atuo no aprimoramento da relação entre a pesquisa e processos de decisão
|
Leandro Freitas
Jardim Botânico do Rio de Janeiro - RJ
Leandro Freitas
Doutor em Biologia Vegetal pela UNICAMP. Pesquisador do JBRJ, docente nos PPGs em Botânica e em Biodiversidade em Unidades de Conservação - JBRJ e em Ecologia - UFRJ. Principais linhas de pesquisa: biologia reprodutiva e polinização, biologia floral, fenologia, ecologia de comunidades.
|
Leandro Lacerda Giacomin
Universidade Federal do Oeste do Pará - PA
Leandro Lacerda Giacomin
Graduado em Ciências Biológicas e doutor em Biologia Vegetal pela UFMG. É Professor Adjunto na Universidade Federal do Oeste do Pará em Santarém. Tem experiência na área de Botânica, e atua principalmente em Sistemática de Solanaceae neotropicais.
|
Leonardo Dias Meireles
Universidade de São Paulo - SP
Leonardo Dias Meireles
Com mestrado e doutorado em Biologia Vegetal pela Universidade Estadual de Campinas, atualmente professor no curso de Gestão Ambiental da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo.
|
Letícia Silva Souto
UFSCar/Sorocaba - SP
Letícia Silva Souto
É Licenciada em Ciências Biológicas pela UNESP-Botucatu, mestrado e doutorado em Ciências Biológicas (Botânica) também pela UNESP-Botucatu (2007, 2011). Atualmente é Professora Adjunta III da UFSCar/Sorocaba. Tem experiência na área de Morfologia e Anatomia Vegetal, principalmente com Órgãos Reprodutivos.
|
Luci de Senna-Valle
MUSEU NACIONAL/UFRJ - RJ
Luci de Senna-Valle
Dra Luci de Senna Valle,Professora Titular do Departamento de Botânica do Museu Nacional/ UFRJ.Tem experiência na área de Botânica,com ênfase em Etnobotânica nos temas: Etnobotânica Histórica,Plantas Medicinais,Comunidades Tradicionais e em Taxonomia de Euphorbiaceae
|
Luciana Mara Temponi de Oliveira
IBGE - RJ
Luciana Mara Temponi de Oliveira
Graduada em Engenharia Florestal pela UFV, mestre em Ciências Florestais, doutora em Ciências Atmosféricas em Engenharia pela UFRJ e especialista em Teledetecção pela Universidade Politécnica de Madri. Atua como tecnologista em informações geográficas e estatísticas no IBGE e professora na ENCE
|
Luciano Paganucci de Queiroz
UEFS - BA
Luciano Paganucci de Queiroz
Licenciado em C. Biológicas pela UFBA, MS e DR em Botânica pela UNICAMP e USP, com posdoc no Kew Gardens. Na UEFS é curador do herbário, prof titular de Sistem de Fanerógamas e prof permanente do PPPG Botânica. Seus maiores interesses são sistemática de Leguminosae e biogeografia da flora brasileira
|
Marcela Eugenia da Silva Cáceres
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE - SE
Marcela Eugenia da Silva Cáceres
Bolsista Produtividade 1D, com Doutorado em Ciências Naturais, Universidade de Bayreuth, Alemanha. Atua nas áreas de taxonomia, ecologia e sistemática de liquens de diversos biomas brasileiros. Atualmente é Professora Associada do Depto. de Biociências, Universidade Federal de Sergipe.
|
Marcelo Freire Moro
Universidade Federal do Ceará - CE
Marcelo Freire Moro
Sou Professor do curso de Ciências Ambientais da Universidade Federal do Ceará (UFC) onde desenvolvo pesquisa sobre biodiversidade e biogeografia do semiárido brasileiro e da região costeira da Região Nordeste.
|
Marcelo Neto Galvão
Farmanguinhos - FIOCRUZ - RJ
Marcelo Neto Galvão
Curador da Coleção Botânica de Plantas Medicinais (CBPM) - FIOCRUZ. Tecnologista da Plataforma Agroecológica de Fitomedicamentos (PAF) do Núcleo de Gestão em Biodiversidade e Saúde (NGBS) de Farmanguinhos-FIOCRUZ. Editor de Botânica da Revista Fitos. Doutor em Botânica Pelo Museu Nacional - UFRJ
|
Maria Franco Trindade Medeiros
Universidade Federal de Campina Grande - PB
Maria Franco Trindade Medeiros
Bacharel e licenciada em Ciências Biológicas e Ambientais -Universidade Santa Úrsula, mestre e doutora em Ciências Biológicas (Botânica)- Museu Nacional da UFRJ; pós-doutora em Botânica e Ecologia -UFRPE. Professora do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal de Campina Grande.
|
Mariana Bunger
Universidade Federal do Ceará - CE
Mariana Bunger
Possui graduação em Ciências Biológicas pela UFOP (2008) e mestrado e doutorado pelo Programa de Pós-graduação em Biologia Vegetal da UFMG (2011, 2015). Desenvolve pesquisas com sistemática de Myrtaceae (Eugenia). Atualmente é professora adjunta do Departamento de Biologia, Universidade Federal do Ceará.
|
Maylta Brandão dos Anjos
Instituto Federal do Rio de Janeiro - RJ
Maylta Brandão dos Anjos
Doutora e Mestre em Ciências Sociais pelo CPDA da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (2003). Docente e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Ensino de Ciências do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro. Diretora de Ensino do Campus Mesquita do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro. É editora da Revista Ensino, Saúde e Ambiente. Experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino de Ciências, atuando principalmente nos seguintes temas: educação ambiental, sociedade, desenvolvimento sustentável e formação de professores. Desenvolve trabalhos de pesquisa junto aos professores da Educação Básica e Superior, com ênfase no Ensino de Ciências, memórias e escolas com apoio da FAPERJ, CAPES, IFRJ e CNPq.
|
Monique Silva Costa
UERJ - RJ
Monique Silva Costa
Graduação em Ciências Biológicas - UERJ
Mestrado em Biologia Vegetal - UERJ
Doutorado em Biologia Vegetal - UERJ
|
Nanuza Luiza de Menezes
- SP
|
Natalia Hanazaki
UFSC - SC
Natalia Hanazaki
Graduada em Ecologia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, com mestrado em Ecologia pela Universidade de São Paulo e doutorado em Ecologia pela Universidade Estadual de Campinas. Desde 2002 é professora do Departamento de Ecologia e Zoologia da Universidade Federal de Santa Catarina, onde coordena o Laboratório de Ecologia Humana e Etnobotânica.
|
Natalia Macedo Ivanauskas
Instituto Florestal - SP
Natalia Macedo Ivanauskas
Engenheira Agrônoma e Doutora em Biologia Vegetal. Pesquisadora Científica do Instituto Florestal do Estado de São Paulo, atua na área de Manejo e Conservação de ecossistemas naturais.
|
Neusa Tamaio
Intituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro - RJ
Neusa Tamaio
Bióloga, doutora em Ciências Biológicas (Botânica) pela USP. Atualmente é pesquisadora titular do Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Atua nos seguintes temas: anatomia da madeira, variações cambiais em caules e raízes de lianas, lianas utilizadas comercialmente e anatomia de plantas medicinais.
|
Paula Moraes Leitman
Jardim Botânico do Rio de Janeiro - RJ
Paula Moraes Leitman
Graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Santa Úrsula, com monografia sobre as palmeiras do Parque Natural Municipal da Prainha. Mestrado pelo Jardim Botânico do Rio de Janeiro com epífitas do P.N. da Serra das Lontras (2013). Atua desde 2013 no Projeto REFLORA/JBRJ.
|
Paulo Takeo Sano
USP - SP
Paulo Takeo Sano
Biólogo, Mestre e Doutor em Ciências Biológicas (Botânica) - USP, pós-doc no Royal Botanical Gardens, Kew. Professor no Depto. Botânica - USP; orienta em Sistemática de Fanerógamas: diversidade e evolução de monocotiledôneas; e Ensino de Ciências: Botânica e Educação Ambiental
|
Renata Gabrielle Pinheiro Santos
MUSEU NACIONAL - UFRJ - RJ
Renata Gabrielle Pinheiro Santos
É mestre em Ciências Biológicas (Botânica) pelo Museu Nacional - UFRJ, sendo atualmente doutoranda na mesma instituição. Atua na área de taxonomia de fanerógamas desde a graduação, estando envolvida com a Flora do Estado do Rio de Janeiro, Flora do Paraguai e Flora do Brasil Online 2020.
|
Renato de Mello-Silva
Universidade de São Paulo - SP
Renato de Mello-Silva
Professor da Universidade de São Paulo, atua em sistemática de Velloziaceae e Annonaceae, e em florística dos campos rupestres. Curador do Herbário SPF da USP e membro do International Committee for Nomenclature of Vascular Plants da IAPT. Foi coordenador da Pós-Graduação em Botânica da USP.
|
Rodolfo Aureliano Salm
UFPA - PA
Rodolfo Aureliano Salm
PhD em Ciências Ambientais pela Universidade de East Anglia, formou-se em Biologia pelo Instituto de Biociências da USP. Atualmente é Professor da Faculdade de Biologia da Universidade Federal do Pará. Tem estudado tanto a ecologia quanto o aproveitamento econômico de palmeiras nativas e exóticas.
|
Rosy Mary dos Santos Isaias
UFMG - MG
Rosy Mary dos Santos Isaias
Mestre e Doutora em Botânica pelo Museu Nacional/UFRJ e USP, respectivamente. Bolsista 1C do CNPq. Professora Titular da UFMG e Coordenadora do PPG - Biologia Vegetal. Atua em desenvolvimento vegetal, anatomia e histoquímica de galhas, e respostas celulares vegetais à ação de organismos galhadores.
|
Rubens de Miranda Benini
- BA
|
Simone de Pádua Teixeira
USP - CAMPUS RIBEIRÃO PRETO - SP
Simone de Pádua Teixeira
Possui graduação em Ciências Biológicas pela Unicamp, mestrado e doutorado em Biologia Vegetal pela mesma instituição. Atualmente é professor associado da USP, campus Ribeirão Preto. Atua nos seguintes temas: Desenvolvimento Comparado da Flor e Morfologia e Evolução de Estruturas Secretoras.
|
Vera Lucia Scatena
IB/UNESP/Rio Claro - SP
Vera Lucia Scatena
Dra pela USP/SP. Pós Doc pela Universidade de Amsterdam. Profa. Livre-Docente e Titular. Atualmente Profa.Titular Aposentada Voluntária do Depto de Botânica/IB/UNESP/RC.
|
Viviane Stern da Fonseca Kruel
JARDIM BOTÂNICO DO RIO DE JANEIRO - RJ
Viviane Stern da Fonseca Kruel
Graduação e bacharelado em Ciências Biológicas pela Universidade Santa Úrsula (1994); mestrado em Ciências
Ambientais e Florestais/UFRRJ (2002); Doutorado em Botânica (ENBT). Pesquisadora do JBRJ, desde 2002, na área de etnobotânica. Lattes: http://lattes.cnpq.br/0560294487722709
|
Zuleica Maria Moreira
Instituto Estadual do Ambiente - RJ
Zuleica Maria Moreira
Formada em Ciências Biológicas pela Faculdade de Humanidades Pedro II, em 1992, Desde 2009 exercendo o cargo de chefe do Serviço de Sementes e Mudas da Gerência do Serviço Florestal da Diretoria de Biodiversidade e Áreas Protegidas do Instituto Estadual do Ambiente (INEA)
|
|